Sociedade, Cultura e Conhecimento

Seja Bem Vindo

Sociedade, Cultura e Conhecimento

terça-feira, 1 de março de 2016

Atividade no Blog - 2º Ano do Ensino Médio Técnico - Turma A - 2016 (Valor da Atividade: 0,5)

Causas da crise do feudalismo 

A partir do século XII, ocorreram várias transformações na Europa que contribuíram para a crise do sistema feudal:

- O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas;

- O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo;

- Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rural (saída de pessoas da zona rural em direção às cidades). Muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou fugir, atraídos por oportunidades de trabalho nos centros urbanos;

- As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal;

- O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuia alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais;

- Com o aumento dos impostos, proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, típico do feudalismo;

- No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.




Após a leitura do texto acima, responda a seguinte questão:

1º Com base no que foi descrito acima e já estudado por você em história e em outras disciplinas quais as principais características do Capitalismo?

40 comentários:

  1. O feudalismo deu origem ao capitalismo que tinha como caracteristica ou objetivos- Propriedade privada dos meios de produção
    A acumulação do capital ou seja geração de lucro
    e a livre concorrência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo com a crise do feudalismo, ouve o surgimento do capitalismo que tinha características diferentes do modo de economia e da forma de trabalho, como a propriedade privada, o lucro que é o principal objeto capitalista ou seja a a partir desse período há um aumento da circulação da moeda pondo em extinção o sistema de troca do feudalismo, a economia de mercado livre iniciativa da regulação do mercado sem ou com pouca intervenção de um Estado ou um superior, sendo assim só haveria uma intervenção dessa em casos delicados e na implantação de medidas que garante a instabilidade econômica, e por fim a divisão de classes que é uma das características do capitalismo, pois estava dividida em Capitalistas donos dos meios de produção e de capitais, e o Proletário pessoas que vendiam sua força de trabalho em troca de um salário que cobrisse benefícios como saúde, alimentação, lazer. A partir disso se o capitalista não oferecer um salário que supra essas necessidades dos proletarios,desse forma o capitalista adquire a mais-valia, que é os lucros oriundos do trabalho do proletário.

      Alicia Brito

      Excluir
  2. Muitos trabalham exaustivamente para receber um salário baixo e gerar riquezas para alguns poucos que ficam usufruindo desse capital acumulado.

    ResponderExcluir
  3. sabemos, tudo que temos e queremos, são fruto do nosso dinheiro. Essa forma de obtenção de produtos e serviços é fruto dosistema econômico mais adotado em todo omundo, o Capitalismo.
    Muitos trabalham exaustivamente para receber um salário baixo e gerar riquezas para alguns poucos que ficam usufruindo desse capital acumulado.

    ResponderExcluir
  4. O capitalismo veio como uma forma De leis De oferta, da procura E da livre concorrencia,E tem como objetivo gerir os rumos da economia.

    ResponderExcluir
  5. João Vitor da Silva Santos2 de março de 2016 às 07:48

    O capitalista tem como seu principal objetivo gerar lucro resultado da acumulação em capital. Também consiste no sistema produtivo a propriedade individual que é chamada de propriedade privada.

    ResponderExcluir
  6. AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO

    São as diferenças entre as classe sociais tipo a classe rica, classe media e a classe pobre

    Mais também consiste outra característica que são

    A PROPRIEDADE PRIVADA; Ela consiste no sistema produtivo
    LUCRO; E o principal objetivo do capilismo
    A ECONOMIA DO MERCADO;.Levre iniciativa da regulação
    E A DIVISAO ENTRE AS CLASSE; Ai e uns dos pontos mais problemático para o capitalismo, a divisao entre duas classe sociais são elas capitalista e proletários.
    A classe denominada como capitalista e os donos dos meios de produção e de capitais e a classe denominada como proletários e a que as pessoas vende sua força de trabalho em troca de salario que garante a sua saúde, alimentação e entre outros bens

    O capitalismo tem por base a que as pessoas devem ganhar de acordo sua capacidade e produção, e o capitalismo defende que meios de produção possam ser privados, diferentemente do comunismo que prega todo meio de produção.



    Luiz caio

    ResponderExcluir
  7. Matheus Augusto de Jesus Santos

    O capitalismo iniciou-se na Europa. Com a decadência do Feudalismo (entre os séculos XI - XV), criaram-se centros de comércio, que reativados pelas Cruzadas (dos séculos XI - XII), a Europa passa por um intenso desenvolvimento urbano e comercial.

    A partir da segunda metade do século XVIII, com a Revolução Industrial, inicia-se um processo de produção coletiva em massa, geração de lucro e acúmulo de capital. E na Europa Ocidental, a burguesia assume o controle econômico e político.


    O capitalismo tem como características principais:

    - A acumulação do capital (o lucro);
    - Propriedade privada dos meios de produção;
    - A livre concorrência.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Matheus Menezes dos Santos

    Existem dois sistemas político-econômicos praticados no mundo denominados de capitalismo e socialismo, esses se diferem pelas idéias e características totalmente distintas. Atualmente, há uma predominância significativa do capitalismo, esse possui uma série de aspectos essencialmente ligados ao capital produtivo e sua acumulação.

    São características clássicas do capitalismo:

    Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual.
    Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital. Economia de mercado: livre iniciativa da regulação do mercado, sem ou pouca intervenção do estado.
    Divisão de classes: esse é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo, é a distinção entre duas classes sociais, de um lado está uma minoria denominada de capitalistas ou donos dos meios de produção e de capitais, e do outro lado a maioria chamada proletários, que vende sua força de trabalho em troca de um salário que garanta saúde, alimentação, transporte, lazer, etc.

    ResponderExcluir
  10. O capitalismo é o sistema socioeconômico em que os meios de produção e as mercadorias são predominantemente de propriedade privada. Seu objetivo principal é a máxima obtenção de lucro e acúmulo de riquezas.
    tem duas principais característica básica do capitalismo são a lei da oferta e da procura e a livre concorrência elas expressam de certa forma o papel do mercado em regular e gerir os rumos da economia.
    pois tem duas concepção que acredita que a sociedade deve ser regulada pelo mercado que é liberalistas ou neoliberais.
    a livre concorrência é a ideia de que diferentes empresas de um mesmo ramo da economia ao concorrerem entre si proporcionam uma redução dos preços e a melhoria do que é oferecido pois o consumidor optará por aqueles produtos ou serviços que oferecem a melhor qualidade pelo menor preço possível.

    aluna Jessica góis.

    ResponderExcluir
  11. Características do Capitalismo:
    1- Toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal.
    2- O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho.
    3- Toda negociação é feita com dinheiro.
    4- O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, já que é dono de tudo (o capital e a propriedade).
    5- Só pensa em seu lucro.
    6- É contra a divisão de terras.
    7- Têm o objetivo de conquistar o máximo de terras possíveis para se engrandecer.
    8- As pessoas são completamente individualistas, "não são capazes de doar metade de seu salário para um necessitado".
    9- As decisões do estado são tomadas por um líder.

    ResponderExcluir
  12. O capitalismo é o sistema socioeconómico em que os meios de produção e as mercadorias são predominantemente de propriedade privada. Seu objectivo principal é a máxima obtenção de lucro e acúmulo de riquezas.
    Geralmente, as pessoas dividem o capitalismo entre burgueses, que são os proprietários desses meios produtivos, e os proletários, que são os trabalhadores da cidade e do campo que vivem à custa do dinheiro do seu trabalho.
    Há também, no caso, aquelas pessoas que vivem as margens do capitalismo, isto é, não se encaixam nem como burgueses e nem como trabalhadores, como os pedintes, desempregados, miseráveis e outros.
    O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo, o desenvolvimento o desenvolvimento dos centros urbanos provocando a saída das pessoas da zona rural em direcção as cidades em busca de melhores condições de vida.
    Divair olimpio

    ResponderExcluir
  13. As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal.
    O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuia alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais.
    A partir da segunda metade do século XVIII, com a Revolução Industrial, inicia-se um processo de produção coletiva em massa, geração de lucro e acúmulo de capital. E na Europa Ocidental, a burguesia assume o controle econômico e político. Seu objetivo principal é a máxima obtenção de lucro e acúmulo de riquezas.

    Marcos André

    ResponderExcluir
  14. O Capitalismo é um sistema sócio-ecconomico, em que consite como principais caracteristicas, o uso da moeda, a indústrialização, a nova classe social conhecida como burguesia, exôdo rural, acúmulo de capital, propriedades privadas, mão de obra assalariada.
    O Capitalismo é um sistema não muito eficaz, porém utilizado até hoje em vários países. Prejudicial as classes mais necessitadas que são obrigadas a seguir esse mecânismo que as transformam em mão de obra barata para um sustento da burguesia.
    Dependo do capistalismo sempre haverá uma diferença entre as classes socias.

    Liliane Santos Rumão

    ResponderExcluir
  15. O Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção, distribuição, decisões sobre oferta, demanda, preço e investimentos são em grande parte ou totalmente de propriedade privada, com fins lucrativos. Os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas. Predomina o trabalho assalariado. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.
    Principais características

    - Atividades industriais como principal fonte de negócio e lucros.
    - Concentração de renda nas mãos da burguesia industrial dos grandes donos de indústrias.
    - Alta desigualdade social, pois os lucros ficavam quase integralmente com os donos de indústrias que pagavam salários muito baixos para os operários.
    - Evolução nos meios de produção com a invenção e uso de máquinas a vapor. Aumento da produção com custo mais baixo.
    - Uso do carvão como fonte de energia e ferro como principal matéria-prima.
    - Desenvolvimento de meios de transporte como locomotivas e navios a vapor rápidos e de longas distâncias para atender a logística.
    - Uso nas indústrias de mão-de-obra assalariada.
    - Salários baixos, poucos direitos trabalhistas e exploração de mão-de-obra infantil. Grande parte dos operários vivia em péssimas condições sociais.
    - Êxodo rural - saída de trabalhadores do campo para buscar empregos nas indústrias das cidades.
    - Crescimento desordenado das cidades industriais europeias com piora na qualidade de vida e surgimento de problemas sociais.
    - A partir da segunda metade do século XIX, o capitalismo industrial cresceu em outros países como, por exemplo, França, Bélgica, Alemanha, Holanda, Estados Unidos e Japão;
    - No final do século XIX começou a surgir às empresas multinacionais com a união do capital industrial com o financeiro principalmente bancos.

    Gustavo Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geilza Santos Andtade.
      Capitalismo é um sistema Sócio-econômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios, entre outros) e o capital ( dinheiro) são propriedade privada , ou seja , tem um dono .
      Suas principais características são:
      *Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual.
      *Lucro: É o principal objetivo capitalista , proveniente do resultado da acumulação do capital .
      * Economia de mercado : Livre iniciativa da regulação do mercado, sem ou pouca intervenção do estado. Esse processo ocorre por meio da oferta e da procura , que regula os preços e os estoques das mercadorias.
      * Divisão de Classes: Essa é a característica mais "comum" do capitalismo . De um lado está uma minoria denominada "capitalista" ; e do outro lado a maioria chamada " proletário " , que são as pessoas que vendem sua força de trabalho em troca de um salário. Porém , é nesse ponto que se constitui a divisão das classes , sendo que nem sempre o capitalista oferece uma remuneração que seja suficiente para suprir todas as necessidades básicas da maioria dos trabalhadores .
      Desse processo , o capitalista adquiriu o 'mais valia' , que corresponde aos lucros de origem do trabalho do proletari

      Excluir
  16. O capitalismo é o sistema socioeconomico em que os meios de producao e as mercadorias sao predominantemente de propriedade privada.Seu objetivo principal é a maxima obtencao de lucro e acumulo de riqueza
    Ralline Gois

    ResponderExcluir
  17. As principais características do capitalismo são as diferenças entre as classes sociais o lucro é o principal objetivo do capitalismo. Divisão de classes essa é uma das características mas comum do capitalismo seu objetivo principal era a obtenção de lucro e acumulação de riquezas, o aumento da circulação das moedas principalmente na cidade.
    Raiane de Araújo sobrinho

    ResponderExcluir
  18. Principais características do capitalismo:
    Propriedade privada-consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual.
    Lucro é o principal objetivo do capitalista.
    Economia de mercado - esse processo ocorre por meio da oferta e da procura, que regula os preços e os estoques das mercadorias.O estado só interfere em casos delicados e em medidas que garantem estabilidade econômica.
    Divisão de classe- De um lado a minoria denominada"capitalista" ou donos do meio de produção e de capitais,e de outro lado a maioria os "proletários", pessoas que vendem sua força em troca de um salário que garante sua alimentação,saúde,lazer,transporte,etc.Mais nem sempre o capitalista oferece uma remuneração suficiente para sanar as necessidades dos trabalhadores.

    Aluno :Alisson Laerte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes do capitalismo, o sistema predominante era o Feudalismo, cuja riqueza vinha da exploração de terras e também do trabalho dos servos. O progresso e as importantes mudanças na sociedade (novas técnicas agrícolas, urbanização, etc) fizeram com que este sistema se rompesse. Estas mesmas mudanças que contribuíram para a decadência do Feudalismo, cooperaram para o surgimento do capitalismo.

      Os proprietários dos meios de produção (burgueses ou capitalistas) são a minoria da população e os não-proprietários (proletários ou trabalhadores – maioria) vivem dos salários pagos em troca de sua força de trabalho.

      Características do Capitalismo
      Toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal
      O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho
      Toda negociação é feita com dinheiro
      O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, já que é dono de tudo (o capital e a propriedade)

      Cleverton Augusto Da Silva Reis

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. As principais características são:
    . todas as mercadorias tinha o destino de venda e não para uso pessoal.
    .Os trabalhadores recebiam um salário em troca do seu trabalho.
    .O capitalista podia fazer o que queria:demitir ou admitir, pois ele é o dono de tudo.

    E as que mais achei como principais:

    .tinham como finalidade ganhar(aumentar) o poder, o lucro.
    .E a concorrência era um fato que era livre.

    ResponderExcluir
  21. As principais características são:
    . todas as mercadorias tinha o destino de venda e não para uso pessoal.
    .Os trabalhadores recebiam um salário em troca do seu trabalho.
    .O capitalista podia fazer o que queria:demitir ou admitir, pois ele é o dono de tudo.

    E as que mais achei como principais:

    .tinham como finalidade ganhar(aumentar) o poder, o lucro.
    .E a concorrência era um fato que era livre.

    ResponderExcluir
  22. As principais características são:
    . todas as mercadorias tinha o destino de venda e não para uso pessoal.
    .Os trabalhadores recebiam um salário em troca do seu trabalho.
    .O capitalista podia fazer o que queria:demitir ou admitir, pois ele é o dono de tudo.

    E as que mais achei como principais:

    .tinham como finalidade ganhar(aumentar) o poder, o lucro.
    .E a concorrência era um fato que era livre.

    ResponderExcluir
  23. caracteristica do
    captalismo:

    1- Só pensa em seu lucro;
    2- É contra a divisão de terras;
    3- Têm o objetivo de conquistar o máximo de terras possiveis para se engrandecer;
    4- As pessoas são completamente individualistas, "não são capazes de doar metade de seu salário para um necessitado";
    5-As decisões do estado são tomadas por um líder.
    Aluna: stéfane Victória

    ResponderExcluir
  24. caracteristica do
    captalismo:

    1- Só pensa em seu lucro;
    2- É contra a divisão de terras;
    3- Têm o objetivo de conquistar o máximo de terras possiveis para se engrandecer;
    4- As pessoas são completamente individualistas, "não são capazes de doar metade de seu salário para um necessitado";
    5-As decisões do estado são tomadas por um líder.
    Aluna: stéfane Victória

    ResponderExcluir
  25. caracteristica do
    captalismo:

    1- Só pensa em seu lucro;
    2- É contra a divisão de terras;
    3- Têm o objetivo de conquistar o máximo de terras possiveis para se engrandecer;
    4- As pessoas são completamente individualistas, "não são capazes de doar metade de seu salário para um necessitado";
    5-As decisões do estado são tomadas por um líder.
    Aluna: stéfane Victória

    ResponderExcluir
  26. O capitalismo iniciou na Europa entre os séculos XI e XV, criaram-se centros de comércio, que reactivados pelas Cruzadas, dos séculos XI à XII, a Europa passa por um intenso desenvolvimento urbano e comercial. 
    O capitalismo tem como características principais: 
    - Propriedade privada dos meios de produção; 
    - A acumulação do capital, o lucro; 
    - A livre concorrência.

    Lucas js

    ResponderExcluir
  27. MARA HELENA MENDES DOS SANTOS

    O Feudalismo deu origem ao Capitalismo que tem como características propriedades privadas dos meios de produção a geração de lucro e a concorrência, o Capitalismo está dividido em capitalista, donos de meios de produção e de capitais.

    ResponderExcluir
  28. O Capitalismo tem como caracteristica a união de colonias, onde as colonias só podem comerciar com as capitais. Tornando assim as propriedades privadas de produção e livre concorrecia no mercado capitalista.

    David de Andrade Santos

    ResponderExcluir
  29. As principais caracteristicas do Capitalismo é acumulo do capital do capital, propriedades privadas, livre concorrência, é contra as divisões de terras, dentre outras.

    Edyjhon Nascimento dos Santos

    ResponderExcluir
  30. As principais caracteristicas do capitalismo são:
    - Acumulo do capital;
    - Propriedades Privadas;
    - Livre Concorrência;
    - É contra as divisões de terras.
    - só pensa em lucro;
    - Tem o objetivo de conquistar o máximo de terras possiveis para se engrandecer;
    - Economia de mercado;
    - Divisão de classes;
    - O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho;
    - Toda negociação é feita com dinheiro;

    Aluno: Edyjhon Nascimento dos Santos

    ResponderExcluir
  31. Características do Capitalismo
    Toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal
    O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho
    Toda negociação é feita com dinheiro
    O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, já que é dono de tudo (o capital e a propriedade)
    objetivo principal era a obtenção de lucro e acumulação de riquezas
    Marianne Lea
    ndro de Souza

    ResponderExcluir
  32. João Pedro Freire de Andrade
    O feudalismo sofreu muito quando a moeda começou a circular pelo mercado , assim o feudo não era mais uma moeda de troca ,assim muitos escravos feudais conseguiam pagar o que devia aos seus senhores feudais ,a burguesia também foi importante pelo fato deles terem alto poder sobre o mercado , e assim aos poucos tirar o poder dos senhores feudais

    ResponderExcluir
  33. caracteristica do
    captalismo:

    1- Só pensa em seu lucro;
    2- É contra a divisão de terras;
    3- Têm o objetivo de conquistar o máximo de terras possiveis para se engrandecer;
    4- As pessoas são completamente individualistas, "não são capazes de doar metade de seu salário para um necessitado";
    5-As decisões do estado são tomadas por um líder.

    Natanael Souza

    ResponderExcluir

Seguidores