Sociedade, Cultura e Conhecimento

Seja Bem Vindo

Sociedade, Cultura e Conhecimento

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Atividade no Blog - 2º Ano do Ensino Médio Técnico - Turma B - 2016 (Valor da Atividade: 0,5)

Causas da crise do feudalismo 

A partir do século XII, ocorreram várias transformações na Europa que contribuíram para a crise do sistema feudal:

- O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas;

- O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo;

- Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rural (saída de pessoas da zona rural em direção às cidades). Muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou fugir, atraídos por oportunidades de trabalho nos centros urbanos;

- As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal;

- O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuia alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais;

- Com o aumento dos impostos, proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, típico do feudalismo;

- No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.




Após a leitura do texto acima, responda a seguinte questão:

1º Com base no que foi descrito acima e já estudado por você em história e em outras disciplinas quais as principais características do Capitalismo?

12 comentários:

  1. Bruno Guimaraes 2ANO b
    conforme o que foi lido,visto também em algumas disciplinas,mas destacando a disciplina de Historia.NO final do seculo XV,os senhores feudais perderam o pode econômico,dai então surgiu um novo sistemas o CAPITALISMO,onde veio assim com suas características,onde destaco 2 característica,A primeira delas e a propriedade privada,onde esta relacionado a tipo de propriedade individual,onde não esta aberto para outro mercado.A segunda característica e a economia de mercado que visa e regula as mercadorias preços,porem tem um detalhe a destacar,O ESTADO, não pode intervir nos preços das mercadorias,estoques,só apernas em casos delicados tipo mante a instabilidade econômica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato Bruno a participação do ESTADO na economia em um sistema capitalista é mínimo, uma vez que esse sistema é baseado pela livre abertura de mercados.

      Excluir
    2. De fato Bruno a participação do ESTADO na economia em um sistema capitalista é mínimo, uma vez que esse sistema é baseado pela livre abertura de mercados.

      Excluir
  2. O cenário era de guerra e tragédia, pois ocorreu muitas mortes , e também lampião e seu bando faziam justiça com as próprias mãos.

    Aluna: Milena da Conceição Oliveira
    3 ano B

    ResponderExcluir
  3. Otávio Fontes Dantas4 de março de 2016 às 07:06

    O capitalismo é um sistema económico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e como fins lucrativos.
    Podemos citar suas principais características:

    Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual.

    Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital.

    Economia de mercado: livre iniciativa da regulação do mercado, sem ou pouca intervenção do estado. Esse processo ocorre por meio da oferta e da procura, que regula os preços e os estoques das mercadorias, o estado tem a responsabilidade de intervir somente em casos delicados e também na implantação de medidas que garantem instabilidade econômica.

    Divisão de classes: esse é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo, é a distinção entre duas classes sociais, de um lado está uma minoria denominada de capitalistas ou donos dos meios de produção e de capitais, e do outro lado a maioria chamada proletários, que vende sua força de trabalho em troca de um salário que garanta saúde, alimentação, transporte, lazer, etc., no entanto, é nesse ponto que constitui a divisão das classes.

    ResponderExcluir
  4. Maciel Menezes dos Santos, 2Ano B

    Com o aumento da circulação das moedas principalmente nas cidades, este fator desarticulou, características principalmente do feudalismo.
    Com o desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o Êxodo rural, que é a saída de pessoas da zona rural em direção as cidades. Os servos passaram a comprar sua própria liberdade ou então fugir, atraídos por oportunidades de trabalho nos centros urbanos.
    A burguesia era uma classe social que era denominada o comercio w que também possuía um alto poder econômico. Esta classe social foi aos poucos tornando-se o poder que os senhores feudais tinham. Com o aumento de impostos, proporcionado pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais.
    No final do Século XV, o feudalismo encontra-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam o poder econômico e político. Foi onde começou a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo. A partir do século XII ocorreram várias transformações na Europa que contribuíam para a crise do sistema feudal.
    O renascimento comercial impulsionado principalmente, pelas cruzadas.

    ResponderExcluir
  5. Novinha sou ponheteiro4 de março de 2016 às 13:50

    Poder descentralizado.
    Economia baseada na agricultura de subsistência. 
    Trabalho servil.
    Economia amonetária e sem comércio, onde predomina a troca na época chamada de escambo. Utilização dos trabalhos dos servos,era essencialmente agraria,a terra foi o sistema economico do feudalismo,o monarca era autoridade maxima. 
    O clero exercia funções rligiosas,os nobres exerciam as funções militares,e os servos pagavam tributos. 
    Os servos recebiam terras para plantação mas nao era dono dela


    Daniel Santos 2º Ano B 

    ResponderExcluir
  6. Alta desigualdade social, pois os lucros ficavam quase integralmente com os donos de indústrias que pagavam salários muito baixos para os operários;

    Evolução nos meios de produção com a invenção e uso de máquinas a vapor. Aumento da produção com custo mais baixo.
    Uso nas indústrias de mão-de-obra assalariada;
    Salários baixos, poucos direitos trabalhistas e exploração de mão-de-obra infantil. Grande parte dos operários vivia em péssimas condições sociais.
    Êxodo rural - saída de trabalhadores do campo para buscar empregos nas indústrias das cidades;
    Crescimento desordenado das cidades industriais europeias com piora na qualidade de vida e surgimento de problemas sociais;
    No final do século XIX começou a surgir as empresas multinacionais com a união do capital industrial com o financeiro. Ocorreu neste contexto, a formação de monopólios em vários setores da economia, organizados e mantidos pelas grandes indústrias.

    Larissa Aristides 2°ano "B"

    ResponderExcluir
  7. Ocoreram varias mudancas ma europa. A circulacao das moedas,principalmemte nas cidas
    O feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido.
    O Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção, distribuição, decisões sobre oferta, demanda, preço e investimentos são em grande parte ou totalmente de propriedade privada, com fins lucrativos. Os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas. Predomina o trabalho assalariado. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.
    Os clero exercia funcoes religiosas
    Os nobres militares e o servos pagavam tributos.


    Williana dias

    2° "B"

    ResponderExcluir
  8. O capitalismo é o sistema socioeconômico em que os meios de produção e as mercadorias são predominantemente de propriedade privada. Seu objetivo principal é a máxima obtenção de lucro e acúmulo de riquezas.
    tem duas principais característica básica do capitalismo são a lei da oferta e da procura e a livre concorrência elas expressam de certa forma o papel do mercado em regular e gerir os rumos da economia.
    pois tem duas concepção que acredita que a sociedade deve ser regulada pelo mercado que é liberalistas ou neoliberais.
    a livre concorrência é a ideia de que diferentes empresas de um mesmo ramo da economia ao concorrerem entre si proporcionam uma redução dos preços e a melhoria do que é oferecido pois o consumidor optará por aqueles produtos ou serviços que oferecem a melhor qualidade pelo menor preço possível.

    Jossielma Paula
    2 ano "B"

    ResponderExcluir
  9. O capitalismo é o sistema socioeconômico em que os meios de produção e as mercadorias são predominantemente de propriedade privada. Seu objetivo principal é a máxima obtenção de lucro e acúmulo de riquezas.
    tem duas principais característica básica do capitalismo são a lei da oferta e da procura e a livre concorrência elas expressam de certa forma o papel do mercado em regular e gerir os rumos da economia.
    pois tem duas concepção que acredita que a sociedade deve ser regulada pelo mercado que é liberalistas ou neoliberais.
    a livre concorrência é a ideia de que diferentes empresas de um mesmo ramo da economia ao concorrerem entre si proporcionam uma redução dos preços e a melhoria do que é oferecido pois o consumidor optará por aqueles produtos ou serviços que oferecem a melhor qualidade pelo menor preço possível.

    Aluno : RAFAEL VICTOR DOS SANTOS MENDES
    2ANO "B"

    ResponderExcluir
  10. Ocoreram varias mudancas ma europa. A circulacao das moedas,principalmemte nas cidas
    O feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido.
    O Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção, distribuição, decisões sobre oferta, demanda, preço e investimentos são em grande parte ou totalmente de propriedade privada, com fins lucrativos. Os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas. Predomina o trabalho assalariado. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.
    Os clero exercia funcoes religiosas
    Os nobres militares e o servos pagavam tributos.

    Aluna: Gicélia Santos da Conceição
    2 ano B

    ResponderExcluir

Seguidores