Sociedade, Cultura e Conhecimento

Seja Bem Vindo

Sociedade, Cultura e Conhecimento

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Atividade no Blog - 3º Ano do Ensino Médio Técnico - Turma A - 2016 (Valor da Atividade: 0,5)

Lampião, o cangaceiro pernambucano era luz para muitos e trevas para muitos mais. Historicamente, o mais famoso bandido brasileiro.
Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, nasceu em Serra Talhada, Pernambuco, em 1898, tornou-se um excelente vaqueiro e tropeiro. Em 1915, após acusar um empregado de um vizinho de roubar bodes da propriedade de seus pais, sua família passou a ser perseguida e mudaram-se para Águas Brancas, em Alagoas, onde seu pai foi brutalmente assassinado, em 1917. Sem confiar na justiça pública, Virgulino e seus irmãos vingaram a morte do pai e tornaram-se bandidos.
Lampião foi o Rei do Cangaço no Sertão Nordestino. Venerava o Padre Cícero e tinha ligações com coronéis de oligarquias regionais. Seu bando chegou a ter cerca de 100 membros. Atacava fazendas e lojas do interior do Nordeste e distribuía parte do roubo com os pobres.
Em 1926, ele foi convocado pelo governo para combater a Coluna Prestes, em Juazeiro do Norte, recebendo a patente de capitão, além de fuzis e munição para seu bando. Após deixar a cidade, entretanto, Lampião foi cuidar de seus próprios "negócios".
Ele, sua mulher Maria Bonita e outros membros de seu bando foram capturados pela polícia baiana e decapitados em 1938, em Angico, Sergipe.


Após a Leitura acima vamos compreender melhor o assunto e discutir:

1º Um figura que atravessa o século XIX ao XX,Lampião é conhecido como o Capitão do Sertão Nordestino. Em sua opinião e de acordo com o texto acima qual o cenário económico do Sertão Nordestino entre o século XIX e o século XX?



25 comentários:

  1. Um cenário de sofrimento,má distribuição de renda , o que deixava os pobres mais pobres e os ricos mais ricos e um cenário de seca e dificuldades extremas.
    Maria Carla
    3"A"

    ResponderExcluir
  2. Por: Jovana Bunes

    Com a fome, a pobreza e a má distribuição de terras assolando o sertão o cenário econômico era caótico, entretanto as grandes propriedades daquela região não sofriam com tais problemas, por conta do seu capital. Então, nada progredia, sendo que mais da metade da população sertaneja não tinham como sustentar suas famílias.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O século foi marcado pela pobreza e miséria das pessoas nordestinas, e Lampião queria tirar dos ricos e dar para os necessitados

    Mateus Viana 3°ano A

    ResponderExcluir
  5. Durante os séculos se destacaram a pobreza, a fome e a miséria, tendo como pauta principal a falta de desenvolvimento social. Nada progredia por conta da isolação das terras e preconceito com relação a pobreza.
    Então Lampião apenas quis ajudar a população sertaneja que passava por grandes dificuldades e necessidades.

    Raiane Dória dos Santos
    3º ano "A".

    ResponderExcluir
  6. As grandes propriedades naquele tempo não sofriam por que eles tinham capital, enquanto os pobres passavam por miséria e pelo sofrimento. Eles não tinham renda para se sustentar e nem sua própria família.

    Leidiana da Conceição Santana
    3º ano "A".

    ResponderExcluir
  7. Foi um século que se marcou com a pobreza, seca, conflitos naquele período que focava na falta de desenvolvimento entre eles, pois os ricos não tinham uma certa dificuldade assim como os pobres.
    Assim o Lampião só quis ajudar aquele povo que de uma certa maneira sofria por falta de conhecimento social e problemas financeiros.

    Cleidiana da Conceição Santana
    3° ano "A".

    ResponderExcluir
  8. Os séculos XIX e XX, foram marcadas por um cenário de seca, pobreza, violência, fome e miséria. A grande parte da sociedade era pobre, devido as riquezas e terras voltadas aos coronéis e fazendeiros.
    Assim surge Virgulino ou Lampião, era um bandido mas fazia justiças com as próprias mãos retirava dos ricos (coronéis e fazendeiros) para dar aos pobres. Único dinheiro que a sociedade pobre tinha era obtida por roubos.
    Lampião, como não confiava na justiça publica, só queria ajudar os sertanejos que vivia lado a lado com o sofrimento.

    Daíse Queiroz Almeida
    3° ano "A"

    ResponderExcluir
  9. Um período de muitas dificuldades para aqueles que sofria com a pobreza, seca, conflitos etc...
    Os pobres não se compravam aos ricos, pois os ricos podiam ter tudo porque seu nível financeiro era elevado, enquanto os pobres batalhavam e não progrediam. Assim sobreviviam de uma certa maneira através de roubos pelo Lampião.

    Tiego Conceição dos Santos
    3° ano "A"

    ResponderExcluir
  10. Um cenário onde quem ditava as regras eram os coronéis q possuíam grandes propriedades de terras e tinha o apoio do estado q estava sempre ao seu lado.
    Com isso os pobres e miseráveis só sofriam por conta da má distribuição de renda.
    Assim os mais necessitados eram ajudados por lampião e seu bando.
    mais isso n quer dizer q Virgulino Ferreira da Silva era um herói, na verdade ele era um criminoso q tirava vidas inocentes.

    José Ferreira da Silva
    3° ano "A"


    ResponderExcluir
  11. Entre os Séculos XIX a XX a pobreza no sertão nordestino era de grande dominação na região os coronéis tinham a maior posse das riquezas.
    Lampião servia como o robin hood dos Sertões roubava os ricos e dava parte do furto para os pobres e isso servia também como forma de vingança pelo pai assassinado e forma de protesto com a segurança Pública.

    Maria Luysa Silva Santos
    3º "A"

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente podemos notar que vive-se naquela epoca em extrema miseria, falta de seguranca, pessimas condicoes de renda,ou seja , era um cenario bastante desgracado onde as pessoas nela passavam bastante nescessidades e as mesmas para nao continuar naquela situacao .
    E assim como Lampiao roubavam para se alimentar e muitos entravam em se
    u bando como forma de busca por segurança e comida.

    Maria Eduarda dos Santos

    ResponderExcluir
  14. Marca um cenario nao tao diferente do atual pois a pouvos ricos e muitos e poucos pobres além de uma má destribuiçao de renda e terra.Lampiao ajufou miuto os pobres pois ele tirava dos ricos para dar para os pobres,porém nao podemos dizer que ele era um homem bom ja que para ajudar aos necessitados ele tirava vidas de inocentes.

    Geovania dos santos 3 ano"A"

    ResponderExcluir
  15. Arielle Jennefir Dias da Rocha, 3º Ano A.

    Segundo meus conhecimentos anteriores, foi justamente nessa época que o Nordeste perdeu sua maior fonte de riqueza e poder, porque a cana-de-açúcar deixou de ser tão significativa no país. Sendo assim, havia uma concentração de riquezas na mão de poucos enquanto muitos passavam necessidades, o que acabou levando vários nordestinos a irem para o Pará e o Amazonas em busca de emprego na extração de látex. Em resumo, o Nordeste se encontrava pobre e seco, sem condições de reerguer seu poder através do agronegócio por conta da seca, além de começar a perder muitos de seus moradores, que fugiam da miséria. A pouca riqueza ainda referente às plantações de cana-de-açúcar, se concentravam para poucos.

    ResponderExcluir
  16. Bom,naquela época pelo que diz o texto as terras(que era uma das principais rendas da época,se não for a mais) era concentrada em sua grande maioria em mãos de coronéis e grandes proprietários,lampião insatisfeito com isso resolveu fazer o que ele achava certo...mas era basicamente isso,muito nas mãos de quem tinha mais poder,e pouco(ou nada) nas mãos dos pobres!

    ResponderExcluir
  17. Pelo meu entendimento esses dois séculos foram muitos difíceis para todos os nordestinos. Difíceis pelo fato de que os grandes proprietários de terra ( coronéis) não tinha como suprir as necessidades das plantas tendo uma grande perda nas produções; já os pobres o pouco k tinha também perdia por causa da seca.
    Então pode-se concluir k a seca foi a principal causadora das economias baixas daqueles séculos

    Athilson costa dos santos

    ResponderExcluir
  18. Um cenário que mostrou fome, pobreza e a má distribuição de terras,onde os coronéis determinava varias propriedades grandes. Nesse séculos foram muito difícies para todos nordestinos pois alem de passar necessidades com moradia eles não tinha grandes produções para sustentar, com isso o sertão passou a ter uma dificuldade maior. Lampião com todos seus atos cometidos foi marcado e considerado como um ladrão,por roubar dos ricos e dar aos pobres que necessitava,isso tambem foi uma forma de vingança por assasinato do seu pai e por todos os Nordestinos.


    Aluna: Daiane Dias dos Santos
    3° Ano A

    ResponderExcluir
  19. Por: Laiane Bispo dos Santos

    Com base no texto e meu conhecimento, essas épocas eram muito sofridas, pois a falta de segurança,condições econômicas, fomes e misérias, reinavam no sertão. Com isso Lampião tornou- se o rei do cangaço, visando ajudar e melhorar as condições que no sertão não se encontrava, trazendo justiça e segurança para o seu povo.

    ResponderExcluir
  20. O senario era precário pois a desiguldade estava muito em destaque,mas lampião com seus conceitos que não eram poucos fazia a diferença pq era tantos com muitos e outros sem nada daí q saiu essa divissao para q todos estivessem a mesma igualdade. Aí que Surgia lampião q tirava de quem tinha muito ou poderia ter para dar aos mais necessitados. Entre tanto tudo entre esses séculos eram de forma ilegal pq não tinha uma divisão social correta acabava q a população não evoluimam para se expandir cada vez mais...
    Aluno:José Abraão série: 3¤ ano B

    ResponderExcluir
  21. O cenário era de guerra, pois ocorreu muitas mortese e pessoas tentando fazer justiça com as próprias mãos.

    Aluna: Milena da Conceição Oliveira

    ResponderExcluir
  22. O texto repassa uma visão daquele século não tão diferente do século atual, levando em consideração aos pobres e ricos. Pois a diferença é que hoje ah governos que
    trabalha para mudar e melhorar as vidas do nordestinos em contraste ao século XlX e XX.
    Pois o cenário é cruel, com tanta crueldade com as pessoas, como a fome, a injustiça, a má distribuição de rendas e ainda a crueldade da seca que castiga os pobres daquela região, por não ter geraçao de renda aos pobres somente aos ricos...



    Tais Santos Ferreira
    3° A

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Na época em que Lampião reinou economia era pessima o que movia a renda monetária eram as grandes fazendas produtoras, seus donos assim possuíam grande respeito e medo afinal ele movimentavam a economia de onde moravam enquanto isso os que não possuíam terras haviam de trabalhar para essas pessoas sem nem reconhecimento, isso hoje em dia é chamado de má distribuição de renda, já que poucos tinham muito e muitos nada tinham.

    Alícia Clara de Souza Santos

    ResponderExcluir
  25. O seculo foi marcado por grande pobreza, fome devido a ma destribuicao de terras. É um cenario de seca e diviculdades financeiras, o pobre nao tinha muito valor era somente os ricos que tinha e podia tudo.

    Marcos Mercês dos Santos 3 ano "A"

    ResponderExcluir

Seguidores