Sociedade, Cultura e Conhecimento

Seja Bem Vindo

Sociedade, Cultura e Conhecimento

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Atividade no Blog - 3º Ano do Ensino Médio Técnico - Turma B - 2016 (Valor da Atividade: 0,5)

Lampião, o cangaceiro pernambucano era luz para muitos e trevas para muitos mais. Historicamente, o mais famoso bandido brasileiro.
Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, nasceu em Serra Talhada, Pernambuco, em 1898, tornou-se um excelente vaqueiro e tropeiro. Em 1915, após acusar um empregado de um vizinho de roubar bodes da propriedade de seus pais, sua família passou a ser perseguida e mudaram-se para Águas Brancas, em Alagoas, onde seu pai foi brutalmente assassinado, em 1917. Sem confiar na justiça pública, Virgulino e seus irmãos vingaram a morte do pai e tornaram-se bandidos.
Lampião foi o Rei do Cangaço no Sertão Nordestino. Venerava o Padre Cícero e tinha ligações com coronéis de oligarquias regionais. Seu bando chegou a ter cerca de 100 membros. Atacava fazendas e lojas do interior do Nordeste e distribuía parte do roubo com os pobres.
Em 1926, ele foi convocado pelo governo para combater a Coluna Prestes, em Juazeiro do Norte, recebendo a patente de capitão, além de fuzis e munição para seu bando. Após deixar a cidade, entretanto, Lampião foi cuidar de seus próprios "negócios".
Ele, sua mulher Maria Bonita e outros membros de seu bando foram capturados pela polícia baiana e decapitados em 1938, em Angico, Sergipe.


Após a Leitura acima vamos compreender melhor o assunto e discutir:

1º Um figura que atravessa o século XIX ao XX,Lampião é conhecido como o Capitão do Sertão Nordestino. Em sua opinião e de acordo com o texto acima qual o cenário económico do Sertão Nordestino entre o século XIX e o século XX?

24 comentários:

  1. Um cenário de seca ,pobreza , conflitos e violência.Onde os donos de terra(coronéis , fazendeiros etc)obtinham maior riqueza em relação a população.População essa que sofria e o único dinheiro que tinha era a esperança de uma vida melhor.
    Flávia Ângela
    3"B"

    ResponderExcluir
  2. Cenário no qual a seca e pobreza reinava.Os ricos ficavam mais ricos e os pobres mais pobres.
    Wagner Inácio
    3"B"

    ResponderExcluir
  3. o cenário desse período era triste , pois havia muita seca e pobreza.Sendo que era poucos com muito e muito com pouco.A pobreza reinava.
    Maria Luana
    3"B"

    ResponderExcluir
  4. Era uma região onde a seca e pobreza convivia junto à toda população, ou seja, era baixo o nível considerado de riqueza.
    Victor Noel
    3ª"B"

    ResponderExcluir
  5. Entre os séculos XIX e XX, no Sertão Nordestino foi um senário violento e extremamente transformador por ocasionar uma reviravolta e dominação, ou seja, uma região vivenciada na seca e pobreza daquela época onde o povo tinha que batalhar bastante para ter o que comer, olhando assim foi um período difícil para no Sertão Nordestino.

    Alexsandro Silva, estudante do 3° ano "B".

    ResponderExcluir
  6. o cenário mostra que naquela época o poder dos grandes donos de terras que prevalecia , mas a população em si não tinha condições de nenhuma de si manter havendo assim o grande nível de pobreza

    Estudante do 3° ano "B"; Edson santos.

    ResponderExcluir
  7. No texto citado acima, retrata um pouco do de como estava a situação economica do sertão Nordestino, de uma certa forma existia riquezas mas para Coronéis e Fazendeiros e o que faltava era economia para os pobres. O papel de Virgulino (Lampião) foi sim um papel de bandido, mas na minha forma de ver a história ele só queria vingar o q ele ñ teve.

    Mateus Rocha 3 B

    ResponderExcluir
  8. No texto citado acima, retrata um pouco do de como estava a situação economica do sertão Nordestino, de uma certa forma existia riquezas mas para Coronéis e Fazendeiros e o que faltava era economia para os pobres. O papel de Virgulino (Lampião) foi sim um papel de bandido, mas na minha forma de ver a história ele só queria vingar o q ele ñ teve.

    Mateus Rocha 3 B

    ResponderExcluir
  9. È que no seculo XIX eXX era conhecida pela sua desigualdade social, nessa época os coronéis era o unico que tinha riqueza e além da dificudade q sertão tinha tipo a pobreza e e seca era vida muito dura pra os tropeiro, lampião era homem trabalhador e depois ele e seus irmão vida a perda do pai ele sitonou homem da guerra e não mudou ate q sladados a convidou pra entrga umas armas e depois disse ele e sua esposa foram preso pelos policial da Bahia.

    ResponderExcluir
  10. Entre esses dois séculos podemos observar que o sertão tinha uma grande maioria pobre, com o dinheiro e as terras voltadas para coronéis e fazendeiros.
    O objetivo de Lampião era de pegar esse dinheiro e dividir com os necessitados.

    JÁDSON DÓRIA. 3°ano B

    ResponderExcluir
  11. Durante os séculos XIX e XX se destacaram a pobreza, a fome e a miséria. Os pobres passavam por grandes dificuldades não tinham renda para sustentar sua família e assim nada progredia por preconceito em relação aos pobres.

    Lucas Castor da Silva
    3º ano "B"

    ResponderExcluir
  12. Nos séculos passados era vivenciado uma certa dificuldade de praticamente tudo, a seca percorriam todos,
    Os mais ricos, os mais pobres .
    Mais naquela época, o fato de ser pobre era inabalável, uma fase complicadíssima para o sertão nordestino.
    Aluna:Emylly Lays Santos Oliveira 3B .

    ResponderExcluir
  13. Nessa época o cenário era de um sertão pobre, com nordestinos que mal tinha o que comer para sobreviver.O que Lampião queria era tirar daqueles que tinham dinheiro e dar para os pobres

    ResponderExcluir
  14. Acima Luiz Eduardo dos Santos

    ResponderExcluir
  15. Acima Luiz Eduardo dos Santos

    ResponderExcluir
  16. Entre os Séculos XIX a XX a pobreza no sertão nordestino era de grande dominação na região os coronéis tinham a maior posse das riquezas.
    Lampião servia como o maior Capitão dos Sertões roubava os ricos e dava parte do furto para os pobres e isso servia também como forma de vingança pelo pai assassinado e forma de protesto com a segurança Pública.

    Gabriel Santos Rosa
    3º "B"

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. A riqueza nessa época estava concentrada na mão dos coronéis e fazendeiros que, que eram qem tinha terras,com isso Virgulino usou a sua força e para fazer com que o pobre também podesse ter algum.
    Matando Farias pessoas, Virgulino só queria se vingar daqueles que fizeram mal a sua familia fazendo com que a justiça o tornasse capitão.
    Adriel Souza 3° B

    ResponderExcluir
  19. O cenário nordestino era de muita seca,extrema pobreza e muita violência;Onde a população sofria por conta da dominação dos que tinham o 'Poder',ou seja os (Coronéis,fazendeiros entre outros),dessa forma à população tinha que viver com injustiças constantes por parte das leis e sem recursos para a pobreza.Então inconformado com tanta injustiça, Lampião resolver fazer justiça com as próprias mãos; tirando dos ricos e dando aos pobres,etc. Oscimária 3ano 'B'.

    ResponderExcluir
  20. Luiz André 3 Ano "A"2 de março de 2016 às 15:43

    Um cenário de pobreza,no qual lampião e seu bando roubava daqueles que tinha uma maior riqueza e dava uma parte para aquelas pessoas mais pobres e com maiores necessidades.

    ResponderExcluir
  21. Ana Carolina 3 ano b2 de março de 2016 às 17:04

    O rei do cangaço por sua fama de valentão e era um excelente vaqueiro que empregou seu vizinho para rouba seu próprio pai . O Nordeste tinha muita seca pobreza e eles tentavao rouba daqueles que tinha mais e o que não tinha ficava sem ....

    ResponderExcluir
  22. Um cenário de pobreza,seca,muitos conflitos e violência e tinha que lutar bastante para sua sonbrevivencia mesmo assim era um período em auê as pessoas não tinham nenhuma economia e só os coronéis e fazendeiros viviam bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluna: Manuela Viana da Conceição 3 ano B

      Excluir
    2. Aluna: Manuela Viana da Conceição 3 ano B

      Excluir

Seguidores