Sociedade, Cultura e Conhecimento

Seja Bem Vindo

Sociedade, Cultura e Conhecimento

sábado, 17 de abril de 2010

Pai contra mãe


ASSIS, Machado de Assis. Pai contra mãe. Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro. em: < http://www.bibvirt.futuro.usp.br >.
            O texto que segue é o resultado do fichamento de parte da obra literária de Machado de Assis, onde em seu início discute as conseqüências da escravidão, mostrando no 2º parágrafo alguns dos elementos utilizados no tratamento aos escravos fujões, como pode ser percebido na citação que segue. “O ferro ao pescoço era aplicado aos escravos fujões. Imaginai uma coleira grossa, com haste grossa também, à direita ou à esquerda, até ao alto da cabeça e fechada atrás com chave”.
            Como o texto é de cunho literário, é presente um enredo composto por personagens que desenvolvem uma história, que permanece ligada ao teor histórico desenvolvido na obra, são estes personagens: Cândido Neves, conhecido na família por Candinho, tinha como ofício pegar escravos fugidos, mas como a própria história relata foi obrigado pelas circunstâncias da vida a deixar tal atividade, Clara, moça órfã, com vinte e dois anos morava com uma tia, chamada Mônica, tinham ambas como principal atividade coser. (§ 7)
            A trecho fichado aborda desde o momento em que o personagem, Cândido Neves procura atividades que possam dar a este um retorno financeiro, só que ao mesmo tempo ele não se agrada das atividades a ele conferidas, é o caso do expresso no parágrafo 5, onde demonstra o personagem procurando se adaptar nas funções de comerciante, tipógrafo e caixeiro, atividades que não deram certo em sua vida, ao mesmo tempo ele não se via obrigado em se manter preso a nenhuma atividade, pois morava com um primo e as dívidas não eram grandes, por esse motivo é que a obra apresenta uma figura que se demitia das atividades que se desagradava.
            A obra vai apresentar posteriormente um Cândido que precisava de um ocupação, depois que casou com a moça clara, já visto que as despesas começaram a aumentar, assim a tia Mônica, com quem ele divida a moradia, exigia dele uma ocupação. Para exemplificar as críticas da Tia Mônica para com Cândido é interessante observar a citação que segue: “Cerca, um emprego, um ofício, uma ocupação, mas em que é que o pai dessa infeliz criatura que aí vem, gasta o tempo?” (§23)
            Fato que marcou a vida da família foi a chega de um filho, que embora muito esperado fez de Cândido perturbado diante da instabilidade financeira da família, somada a cobrança de Mônica.

Um comentário:

  1. boa noite Profº!Aqui é Mara do curso de LIBRAS,gostaria de saber como ficou o curso.Eu tento te ligar mais nao consigo estou aguardando abracos

    ResponderExcluir

Seguidores