Sociedade, Cultura e Conhecimento

Seja Bem Vindo

Sociedade, Cultura e Conhecimento

sábado, 17 de abril de 2010

Guerras, peste e fome: a formação do sistema econômico comercial

FICHAMENTO

MAYNARD, Andreza. MAYNARD, Dilton. Guerras, peste e fome: a formação do sistema econômico comercial. In: História Moderna I. São Cristovão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2009. P. 15-24

A obra fichada apresenta a seqüência temporal que perfaz a história Moderna que se inicia com o declínio do Medievo no século XIII, aos insucessos econômicos do velho continente em conseqüência dos problemas sociais que aterrorizaram aquela porção do planeta nos séculos seguintes.
O texto dos Maynard se divide em quatro etapas essencialmente, na primeira se considera os objetivos da abordagem do conteúdo, culminando com a referida meta proposta ainda, reforçando os textos com a análise de obras artísticas disponibilizadas na obra. A segunda etapa pontua o final do século XIII como momento de crise da Europa (p. 16, §1º). Nessa parte do texto se desdobra uma discussão a respeito das inovações técnicas no modo de produção agrícola da época reforçando a necessidade de ampliação de zonas agricultáveis. (p. 16, §1). As abordagens que seguem reforçam um declínio da relação estratificada entre Servos, Senhores Cavaleiros e Clérigos. Esta introdução do texto localiza o leitor diante de alguns problemas ocorridos durante o século XIV os quais fortaleceram a crise sócio-econômica do continente.
O desenvolvimento da obra que se pode considerar como a terceira etapa desse discurso textual, coloca em destaque esses problemas que diretamente provocaram a instabilidade da Europa tais como: A crise agrária, gerada em parte por problemas climáticos como “nevascas, chuvas torrenciais ou secas prolongadas”. A crise demográfica ocasionada em meados do século XIV, inicialmente provocada pela pandemia da peste negra levou a diminuição de cerca de 35% da população européia. (p. 19 §2) segundo o texto a mortandade da população definiu um efeito dominó generalizado que desarticulou governos e negócios, fazendo com que alimentasse outro problema: a crise monetária. (p. 19 §2).
Ao passo que os problemas aconteciam a falta de trabalhadores forçou o aumento dos salários, a partir desse movimento a Europa começou a degustar o aumento de um mercado consumidor, assim a chamada depressão do século XIV, favoreceu as mudanças do cenário econômico do continente, sendo aspectos fundamentais dos séculos XV e XVI a “falência da funcionalidade dos senhores laicos e da Igreja; A intervenção estatal; apogeu das sociedades comerciais privadas, que assumiram um caráter tipicamente capitalista”. (p. 20 § 4,5,6)
O desenvolvimento do texto apresenta como conseqüência desse novo cenário econômico da Europa a aproximação entre burguesia e estado fortalecendo a ajuda entre eles, de um lado os reis precisavam de apoio financeiro e os burgueses recebiam apoio do estado para formar as sociedades comerciais privadas. (p. 20 §7)
Na ultima parte do texto os autores consideram que a partir dos novos rumos dado a agricultura foi possível surgir com um modelo agrícola monocultor, deixando de lado o apego à policultura e alterando o mapa econômico, fazendo da Europa Centro-Atlântica a região de maior produção econômica. (p. 21, §4).

2 comentários:

  1. este texto e muito interesante de barbara do 6 ano

    ResponderExcluir
  2. prafessor Claudiva a segunda pagina esta fechando falando sobre Ciencias Barbara do 6 ano.bjs.

    ResponderExcluir

Seguidores