Sociedade, Cultura e Conhecimento

Seja Bem Vindo

Sociedade, Cultura e Conhecimento

quarta-feira, 9 de março de 2016

3º Ano do Ensino Médio Técnico - Turma A - Atividade 02 - Valor (0,5)

Agricultura no Século XIX e XX / EuropaNo final do século XIX e início do século XX, os problemas de escassez crônica de alimentos em solos europeus intensificam-se, levando a uma série de descobertas científicas e tecnológicas: fertilizantes químicos, melhoramento genético, máquinas e motores à combustão. Estas descobertas possibilitaram o progressivo abandono das antigas práticas, levando a uma especialização dos agricultores tanto nas culturas quanto nas criações.
Inaugurava-se uma nova fase nos sistemas agropecuários, na qual a forma de conceber e gerenciar a atividade rural passa a ser chamada de Agricultura Industrial (AI), Agricultura Convencional ou Agricultura Química. Esta fase é chamada de Segunda Revolução Agrícola.
_________________________________________________________________________________
1º Com base no texto acima apresentado, quais as características da Segunda Revolução Agrícola que iniciou na Europa ainda no século XX.






13 comentários:

  1. Uma revolução com problemas e soluções
    Problemas porque de a escassez crônica de alimentos europeus.
    E solução: pelo fato das descobertas científicas e tecnológicas, como fertilizantes químicos que possibilitam melhoramentos na produtividade, e ainda as máquinas e motores

    E revolução foi ruim e ao mesmo tempo boa pelo fato de ela melhores e da mais segurança aos manuseadores das máquinas e ruim por gerar muito desemprego deixando famílias desamparadas

    Athilson costa dos santos

    ResponderExcluir
  2. Arielle Jennefir Dias da Rocha.

    A Segunda Revolução Verde tem como características a implantação de químicos e tecnologias à agricultura, trazendo meios de melhorar a produção numa época de crise de produtos alimentícios agrícolas, trazendo fertilizantes químicos diferentes dos orgânicos utilizados anteriormente, os químicos agem mais rápido, o melhoramento genético, modificando as sementes para que a planta seja maia resistentes e trazendo máquinas e motores para deixar o trabalho no campo mais rápido e prático, aumento também desta forma a produção. Além da divisão da Agricultura em convencional, que é a agricultura familiar e simples, sem uso de muitos químicos ou tecnologia, industrial, quando se utiliza muitas máquinas e motores no processo agrícola e quimica, usando muito fertilizantes e controladores químicos para pragas e insetos.

    ResponderExcluir
  3. No século XIX e XX foi visto que era necessário um melhoramento na tecnologia, essa descoberta afetou em várias praticas na agricultura.que aparti do momento que passou a ser usado a agricultura passou a ser química com o forte uso de agrotóxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluno:Mateus Viana da Conceição 3°ano A

      Excluir
  4. As características são o avanço tecnológico no meio agrícola , que leva ao uso exagerado de produtos quimicos e melhoramento genético,prejudicando a saude humana e aumentando o lucro dos produtores ,pelo período mais rapido de colheita etc.
    Maria Carla

    ResponderExcluir
  5. A Europa do século xx sofria com a escassez de alimentos e com isso foi necessário o descobrimento de novas formas de melhoramento da agricultura que eles já possuíam. Com os químicos em avanço houve progresso naquilo que plantavam, sendo que rapidamente eles poderiam usufruir de uma determinada cultura, as novas tecnologias trouxeram várias formas de como lidar com o solo. Porém as descobertas que naquele tempo foram úteis hoje destrói com a saúde do ser humano.

    Aluna: Jovana Bunes

    ResponderExcluir
  6. Uma revolução que trouxe mais problemas do que soluções, pois para produzir em alta escala e em menos tempo,optaram pelo consumo exagerado de agrotóxicos.
    Um exemplo deste fato foi a chamada revolução verde onde investiram em tecnologia de ponta para produzir em menos tempo, mais ao invés de produzirem alimentos de boa qualidade,produziram "alimentos venenosos" q provocam doenças podendo causar até a morte.
    José Ferreira da Silva
    3°ano "A"

    ResponderExcluir
  7. Foi bom em partes,pois com os usos as novas tecnologias e fertilizantes foi-Se melhorada a produção e a qualidade dos produtos,porém,foram perdidas mãos-de-obra e fora que ps fertilizantes químicos não fazem bem para a saúde humana!

    ResponderExcluir
  8. Uma revolução com problemas crônicos de alimentos em solos europeus, levando a uma série de descobertas científicas e tecnológicas, o uso de fertilizantes químicos, melhoramento genético, máquinas e motores à combustão. Onde só prejudicava a saúde de quem consumia o alimento e aumentando o seu lucro de maneira mais rápida.

    Aluna: Laiane Bispo dos Santos
    3°ano "A"

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seguidores