Sociedade, Cultura e Conhecimento

Seja Bem Vindo

Sociedade, Cultura e Conhecimento

quarta-feira, 9 de março de 2016

2º Ano do Ensino Médio Técnico - Turma A - Atividade 02 - Valor (0,5)

          A monarquia, que é o governo de um só, cujo caráter e valor estão na unidade, e cuja degeneração é a tirania; a aristocracia, que é o governo de poucos, cujo caráter e valor estão na qualidade, e cuja degeneração é a oligarquia; a democracia, que é o governo de muitos, cujo caráter e valor estão na liberdade, e cuja degeneração é a demagogia.

1º Na definição acima você observou as variadas formas de governo (Monarquia, Aristocracia e Democracia). Analise o que significa o termo degeneração e em seguida explique:

a)De que forma um governo monárquico pode alcançar a tirania.



,

23 comentários:

  1. Pioneiro em várias áreas do conhecimento, opensador grego não ficou apenas filosofando sobre qualseria a forma ideal de governo: pesquisou muito até acharo regime que, na prática, funcionava melhor Muita gente tem tanta aversão a política que, ao ler essa palavra, vai pular correndo para a próxima matéria. Atualmente, essa atividade está tão comprometida por seus profissionais que não há como não dar um pouco de razão a quem sofre dessa alergia. Como tantas outras palavras correlatas (“monarquia”, “tirania”, “oligarquia” e “democracia”), o termo “política” foi criado na Grécia antiga. E, já naquela época, a desilusão com os políticos era grande. Por isso, os gregos fizeram questão de tentar entender como um negócio cujo principal objetivo é alcançar o bem coletivo pode dar tão errado.
    Cleverton Augusto Da Silva Reis 2º´A`

    ResponderExcluir
  2. Um dos mais importantes filósofos gregos a encarar essa tarefa foi Aristóteles, que viveu entre 384 e 322 a.C. Discípulo de Platão, foi um protótipo do pensador enciclopédico. Nada escapou de sua curiosidade e indagação. Ele freqüentou praticamente todos os ramos do que hoje convencionamos chamar de “saber” (e até fundou alguns deles): da vida dos animais à astronomia, do modo correto de produzir e de organizar as idéias até os segredos da eficácia de uma peça de teatro. Em Política, o filósofo grego ocupou-se em descrever as mais variadas formas de convivência humana sob um governo comum. Mais do que isso, ele também tenta responder a inúmeras indagações: quais formas de governo são as melhores? Por que ocorrem as revoluções? O que fazer para evitá-las? Que papel deve exercer a educação na melhoria dos cidadãos? Quais as características físicas e sociais de uma cidade ideal?
    Não faltam intérpretes da obra aristotélica capazes de apontar na Política a origem de ciências como a economia, a sociologia, a antropologia e a própria ciência política. O texto é, na verdade, uma reunião de vários livros escritos pelo autor em épocas distintas (o que provoca, às vezes, inconvenientes como repetições ou incongruências entre algumas partes). Logo no primeiro capítulo, há uma definição que ainda costuma fazer o leitor pular na cadeira: “O homem é por natureza um animal político”. Mas, afinal, o que é a política para Aristóteles? Para responder a essa questão, é preciso, antes, fazer um desvio etimológico. O termo deriva da palavra grega polis, que designa cidade. Este é, na concepção grega, o lugar por excelência da convivência e felicidade humanas, onde se concentra a civilização – em contraposição ao que está fora da cidade, que é o lugar dos bárbaros.
    Para Aristóteles, o ser humano só se realiza (ou, em outras palavras, só alcança sua essência) vivendo em comunidade. Mas não basta que essa comunidade garanta a mera sobrevivência e um certo conforto material – pois isso também pode ser encontrado na família ou numa aldeia. De acordo com o filósofo francês Pierre Aubenque, em A Prudência em Aristóteles, “a finalidade da cidade não se resume a ‘viver’, isto é, satisfazer as necessidades, mas também o ‘viver bem’, ou seja, a vida feliz, que, para os gregos, se confunde com a vida virtuosa”. Dotado da capacidade de fala (logos, em grego), o homem tem a capacidade de se expressar de maneira sensata e de refletir sobre seus atos. Ele é, portanto, capaz de distinguir o que é justo do injusto. “A comunidade de seres com tal sentimento” para Aristóteles é a cidade, que, segundo ele, é superior à família ou à aldeia da mesma forma que o corpo inteiro é superior ao pé ou à mão.
    Na ciência política, a tradição aristotélica se contrapõe às teorias baseadas no conceito de “contrato”, como a elaborada pelo inglês Thomas Hobbes no século 17. Para ele, a obediência ao governo nasce de um pacto que visa garantir a segurança de todos. Ameaçados pela lei do mais forte, que rege a natureza, os homens decidem, num contrato coletivo, se submeter a uma instância superior. Segundo Hobbes, é esse acordo que dá origem ao Estado. Na Grécia de Aristóteles, idéias como essa já eram defendidas. Protágoras, por exemplo, via no homem um ser rebelde por natureza, que viveria na cidade apenas por interesse. É esse tipo de concepção que Aristóteles combate: para ele, a comunidade política é uma evolução natural dos agrupamentos humanos mais simples, como a família.
    Segundo o método do filósofo grego, entretanto, chegar a uma definição sobre o que é a política não basta para entendê-la. É preciso percorrer, com olhar atento e minucioso, o maior número possível de situações reais. Aristóteles se dedica então a examinar e comparar as formas de governo existentes na Antiguidade. Sua sede de conhecimento fez com que ele reunisse uma impressionante coleção de constituições.
    Continuação de Cleverton Augusto

    ResponderExcluir
  3. João Vitor da Silva Santos12 de março de 2016 às 15:32

    chama-se forma de governo (ou sistema político) o conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organizaa fim de exercer o seu poder sobre asociedade. Cabe notar que esta definição é válida mesmo que o governo seja considerado ilegítimo.
    Monarquia é o nome dado ao regime político comandado por um monarca (rei, imperador, príncipe, etc.) que exerce de modo hereditário, sem qualquer consulta ao povo. O local onde o monarca vive e trabalha é chamada corte, e os cidadãos de uma monarquia são referidos como súditos. todas as sociedades humanas até o final do século XIX, momento em que o regime republicano passa a ser preferido pela maioria dos países.

    ResponderExcluir
  4. Monarquia: governo de um só, uma forma impura de governo é a tirania que vem da corrupção da monarquia.
    Tirania está relacionado com opressão, crueldade e abuso de poder. É um termo que origina do vocábulo grego "turannos" que na Grécia clássica designava um governo ilegítimo, ou seja, teria sido instituído de forma ilegal. Tirano era o nome dado ao representante desse governo. A evolução da conotação negativa do termo deu-se devido aos tiranos que abusaram do poder.

    O conceito moderno de tirania constitui um forma de atuação indesejada tanto na política quanto em outras relações humanas. Na política, o poder de um governo tirânico pode ser comparado ao absolutismo, despotismo ou ditadura. Esse tipo de governo pode acontecer através de uma revolução ou um golpe de estado ou através de eleições democráticas. O sentido negativo será atribuído quando começar a haver restrições à liberdade de expressão, ameaças aos opositores e outros meios de abuso na tentativa de manter o poder.
    Alicia Brito 2º "A"

    ResponderExcluir
  5. Monarquia, como o texto menciona , é governo "de um só". Sendo que esse um , pode ser um rei, um imperador, um faraó, ...
    Já o conceito de tirania aplica-se a governantes cruéis e abusivos, que decidem ter poder de vida e morte sobre seus súditos.
    O perfil típico do tirano além de cruel e abusivo , é de alguém que se julga poderoso, sábio , megalomaníaco, senhor da verdade , altamente centralizador e que se dá poderes ilimitados .
    A tirania é uma degradação da monarquia , pelos interesses pessoais e privados dos homens , sofrendo alterações em seu foco de governo e se desviando da busca pelo bem comum .
    O tirano oprime a população e retira seu livre arbítrio , transformando-os em peças de um jogo de poder .
    Uma forma comum de implantação do modelo tirânico de governo começa com o controle e distribuição de falsas informações , como propagandas e marketing . Outra manobra comum é a fraude eleitoral , usada para impedir a eleição de reformadores. O tirano ainda pode usurpar poderes , como o controle das forças armadas , militarização da aplicação da lei , com medidas aparentemente fortes , como uma declaração de guerra contra o crime , por exemplo, que acaba gerando uma guerra contra as liberdades civis .
    Outra forma básica é a instituição da prática de espionagem e vigilância interna , supressão de pesquisadores e denunciantes , além de criar uma classe de funcionários acima da lei .
    Segundo Aristóteles , na monarquia o líder governa buscando o bem comum , e na tirania ele governa de acordo com seus próprios interesses.
    Tiranos na prática são monarcas , governam sozinhos , um monarca porém , não necessariamente agirá de forma tirânica contra seu povo , mesmo tendo amplos poderes.

    ResponderExcluir
  6. Aluno: Edyjhon Nascimento

    Monarquia é um sistema de governo em que o monarca(rei) governa um país como chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca. Este governa de forma vitalícia, ou seja, até morrer ou o
    abdicar.
    A tirania é aquela forma de governo que não procura o consentimento nem a persuasão, mas a opressão e a violência, como já dizia Platão. Trata-se de um modelo que segue algumas das ideias de Xenofonte, o admirador de Esparta, que concebia, para Atenas, um governo militar.
    Na Monarquia o líder governa buscando o bem comum.
    E na Tirania ele governa de acordo com seus próprios interesses.

    ResponderExcluir
  7. Monarquia é Forma de governo em que o poder supremo está nas mãos de um monarca. Ou seja Estado governado por um monarca, REIS RAINHAS ETC


    Aristocracia é uma Sociedade politicamente organizada, cujo controle estatal é privativo de uma camada social privilegiada. Ou seja uma classe nobre, os fidalgos.

    Anarquia é o Estado de um povo em que o poder público, ou de governo, tenha desaparecido. Ou seja negação do princípio de autoridade. 3. Confusão, desordem. 4. Desmoralização.


    Democracia é a forma de governo na qual o poder emana do povo.
    Dessa forma eles podem chegar a tirania

    ResponderExcluir
  8. Monarquia é Forma de governo em que o poder supremo está nas mãos de um monarca. Ou seja Estado governado por um monarca, REIS RAINHAS ETC


    Aristocracia é uma Sociedade politicamente organizada, cujo controle estatal é privativo de uma camada social privilegiada. Ou seja uma classe nobre, os fidalgos.

    Anarquia é o Estado de um povo em que o poder público, ou de governo, tenha desaparecido. Ou seja negação do princípio de autoridade. 3. Confusão, desordem. 4. Desmoralização.


    Democracia é a forma de governo na qual o poder emana do povo.
    Dessa forma eles podem chegar a tirania

    ResponderExcluir
  9. "A monarquia quer dizer governo de um só"
    "A tirania,nada mais é que a crueldade e o abuso do poder,e um governo ilegitimo voltado para um só um governo ilegal.
    A tirania é um governo que pode acontecer atraves de uma revolução,ou golpes de estados.
    A tirania é um governo autoritário, que não respeita as liberdades individuais, ou no qual os governantes não exercem controle,ou seja é um governo com mão de ferro ,abusa do poder e passar por cima dos direitos daqueles a quemse oprime."
    Aluna:Tamile Alves souza 2`ano"A"

    ResponderExcluir
  10. Pois na forma do governo e na Tirania está relacionado com opressão, crueldade e abuso de poder.Monarquia, como o texto menciona , é governo "de um só". Sendo que esse um , pode ser um rei, um imperador, um faraó
    A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca.
    Outra forma básica é a instituição da prática de espionagem e vigilância interna , supressão de pesquisadores e denunciantes , além de criar uma classe de funcionários acima da lei .
    . O tirano ainda pode usurpar poderes , como o controle das forças armadas , militarização da aplicação da lei , com medidas aparentemente fortes , como uma declaração de guerra contra o crime , por exemplo, que acaba gerando uma guerra contra as liberdades civis .
    Aluna:Jessica góis dos santos 2 ano"A"

    ResponderExcluir
  11. Monarquia é um sistema político que tem um monarca como líder do Estado. Nela, o chefe de Estado se mantém no cargo até à sua morte ou à sua abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma degovernação recebe o nome de monarca(normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. 
    A tirania é nada mais, que a crueldade e o abuso do poder, a tirania é um governo que pode acontecer varias coisas. O conceito moderno de tirania constitui uma forma de atuação indesejada tanto na política quanto em outras relações humanas. Na política, o poder de um governo tirânico pode ser comparado ao absolutismo ou ditadura.
    Essas formas, no entanto, estão sujeitas a degradação por interesses privados e pessoais dos homens, sofrendo alterações em seu foco de governo e se desviando da busca pelo bem comum. Essas formas degradadas são, respectivamente, a tirania, a oligarquia e a democracia (entendida como democracia popular, onde a população livre não teria "a mais perfeita igualdade política".
    Aluna:Larissa dos Santos 2 Ano 'A'

    ResponderExcluir
  12. Sabendo que a tirania é a prática cruel e abusiva de poder, está bastante claro a forma na qual um monarca pode praticar este ato.
    Basicamente um monarca (rei, imperador, etc.) pode a partir de sua vontade exceder seu limite de poder, podendo agir da forma que desejar com os seus súdidos, podendo praticar desde torturas físicas á torturas emocionais, humilhações de variadas formas, dentre outros.
    Apesar dessas práticas serem totalmente desumanas e crueis, o praticador não se comove com suas ações e as utiliza para por medo e mostrar para seus súditos o tamanho de seu poder.

    Liliane Santos Rumão

    ResponderExcluir
  13. Monarquia, como o texto menciona , é governo "de um só". Sendo que esse um , pode ser um rei, um imperador, um faraó, ...
    Já o conceito de tirania aplica-se a governantes cruéis e abusivos, que decidem ter poder de vida e morte sobre seus súditos.
    O perfil típico do tirano além de cruel e abusivo , é de alguém que se julga poderoso, sábio , megalomaníaco, senhor da verdade , altamente centralizador e que se dá poderes ilimitados .
    A tirania é uma degradação da monarquia , pelos interesses pessoais e privados dos homens , sofrendo alterações em seu foco de governo e se desviando da busca pelo bem comum .
    O tirano oprime a população e retira seu livre arbítrio , transformando-os em peças de um jogo de poder
    Ralline Gois Dos Santos

    ResponderExcluir
  14. Monarquia, como o texto menciona , é governo "de um só". Sendo que esse um , pode ser um rei, um imperador, um faraó, ...
    Já o conceito de tirania aplica-se a governantes cruéis e abusivos, que decidem ter poder de vida e morte sobre seus súditos.
    O perfil típico do tirano além de cruel e abusivo , é de alguém que se julga poderoso, sábio , megalomaníaco, senhor da verdade , altamente centralizador e que se dá poderes ilimitados .
    A tirania é uma degradação da monarquia , pelos interesses pessoais e privados dos homens , sofrendo alterações em seu foco de governo e se desviando da busca pelo bem comum .
    O tirano oprime a população e retira seu livre arbítrio , transformando-os em peças de um jogo de poder
    Ralline Gois Dos Santos

    ResponderExcluir
  15. Anna karolina da silva16 de março de 2016 às 15:43

    amonarquia (governo de um só), aaristocracia (governo dos melhores) e apoliteia (governo de muitos). Essas formas, no entanto, estão sujeitas a degradação por interesses privados e pessoais dos homens, sofrendo alterações em seu foco de governo e se desviando da busca pelo bem comum. Essas formas degradadas são, respectivamente, a tirania, a oligarquia e ademocracia (entendida como democracia popular, onde a população livre não teria "a mais perfeita igualdade política", portanto não seria possível existir liberdade e igualdade entre a população, essenciais a um governo de todos. Destarte, essa organização política sucumbe facilmente ao demagogo, ao adulador do povo. Ressalte-se que Aristóteles considerava essa forma, dentre as piores, a melhor.)
    Aluna:Anna karolina da silva santos

    ResponderExcluir
  16. Monarquia, como o texto menciona , é governo "de um só". Sendo que esse um , pode ser um rei, um imperador, um faraó, ...A tirania é uma degradação da monarquia , pelos interesses pessoais e privados dos homens , sofrendo alterações em seu foco de governo e se desviando da busca pelo bem comum .
    O tirano oprime a população e retira seu livre arbítrio , transformando-os em peças de um jogo de poder O conceito moderno de tirania constitui um forma de atuação indesejada tanto na política quanto em outras relações humanas. Na política, o poder de um governo tirânico pode ser comparado ao absolutismo, despotismo ou ditadura.

    ResponderExcluir
  17. Monarquia como no texto já fala é forma de governo em que o chefe de Estado tem o título de rei ou rainha (ou seus equivalentes). Já tirania é poder soberano usurpado e ilegal; governo de tirano. O tirano oprime a população e retira seu livre arbítrio, transformando-os em peças de um jogo de poder.
    Uma forma comum de implantação do modelo tirânico de governo começa com o controle e distribuição de falsas informações, como propagandas e marketing. Outra manobra comum é a fraude eleitoral, usada para impedir a eleição de reformadores. O tirano ainda pode usurpar poderes, como o controle das forças armadas, militarização da aplicação da lei, com medidas aparentemente fortes, como uma declaração de guerra contra o crime, por exemplo, que acaba gerando uma guerra contra as liberdades civis. Outra forma básica é a instituição da prática de espionagem e vigilância interna, supressão de pesquisadores e denunciantes, além de criar uma classe de funcionários acima da lei. Segundo Aristóteles, na monarquia o líder governa buscando o bem comum, e na tirania ele governa de acordo com seus próprios interesses. Tiranos na prática são monarcas, governam sozinhos, um monarca porém, não necessariamente agirá de forma tirânica contra seu povo ,mesmo tendo amplos poderes.



    Joelayne Lins

    ResponderExcluir
  18. Monarquia é uma palavra de origem grega que significa literalmente "governo de um só". E é a forma mais antiga de governo centralizado, em que originalmente o monarca é soberano para decidir sobre os rumos de seu governo. Este termo, monarca pode ser aplicado indistintamente a qualquer tipo de governo em que o governante atue sozinho como autoridade suprema tal como um faraó, um imperador, rei, czar, e por aí vai,.Outra característica típica do sistema monárquico é que o monarca torna-se governante não por nomeação, mas recebendo o título de seu ascendente e o passa para seu descendente, normalmente filho mais velho. Atualmente, com a evolução dos sistemas de governo, muitos países deixaram de ser monarquias para se tornar presidencialistas, e nas monarquias remanescentes, o rei não é mais o chefe do governo, mas apenas chefe do Estado, adotando uma função quase que figurativa apenas, mais voltada para a diplomacia. A rainha Elizabeth da Inglaterra é o exemplo mais conhecido disso mas há outras monarquias na Europa funcionando deste mesmo jeito. O Japão da mesma forma tem o Imperador Aki Hito,filho de Hiro Hito, mas quem governa o país é o primeiro ministro.
    O termo tirano aplicava-se especificamente a governantes cruéis, abusivos que decidem ter poder de vida e morte sobre seus súditos. Como exemplos de tiranos podem ser citados o Rei Herodes da Bíblia que teria ordenado a morte de crianças, o antigo presidente do Iraque Saddam Hussein, e claro, esse que tá na moda Muamar Kadafi da Líbia. O perfil típico do tirano é invariavelmente de alguém que se julga muito poderoso e sábio, megalomaníaco senhor da verdade, altamente centralizador e que se dá poderes ilimitados. Ou seja tiranos na prática são monarcas, um monarca porém não necessariamente agirá de forma tirânica contra seu povo mesmo tendo amplos poderes.
    Stéfane victória

    ResponderExcluir
  19. Monarquia é uma palavra de origem grega que significa literalmente "governo de um só". E é a forma mais antiga de governo centralizado, em que originalmente o monarca é soberano para decidir sobre os rumos de seu governo. Este termo, monarca pode ser aplicado indistintamente a qualquer tipo de governo em que o governante atue sozinho como autoridade suprema tal como um faraó, um imperador, rei, czar, e por aí vai,.Outra característica típica do sistema monárquico é que o monarca torna-se governante não por nomeação, mas recebendo o título de seu ascendente e o passa para seu descendente, normalmente filho mais velho. Atualmente, com a evolução dos sistemas de governo, muitos países deixaram de ser monarquias para se tornar presidencialistas, e nas monarquias remanescentes, o rei não é mais o chefe do governo, mas apenas chefe do Estado, adotando uma função quase que figurativa apenas, mais voltada para a diplomacia. A rainha Elizabeth da Inglaterra é o exemplo mais conhecido disso mas há outras monarquias na Europa funcionando deste mesmo jeito. O Japão da mesma forma tem o Imperador Aki Hito,filho de Hiro Hito, mas quem governa o país é o primeiro ministro.
    O termo tirano aplicava-se especificamente a governantes cruéis, abusivos que decidem ter poder de vida e morte sobre seus súditos. Como exemplos de tiranos podem ser citados o Rei Herodes da Bíblia que teria ordenado a morte de crianças, o antigo presidente do Iraque Saddam Hussein, e claro, esse que tá na moda Muamar Kadafi da Líbia. O perfil típico do tirano é invariavelmente de alguém que se julga muito poderoso e sábio, megalomaníaco senhor da verdade, altamente centralizador e que se dá poderes ilimitados. Ou seja tiranos na prática são monarcas, um monarca porém não necessariamente agirá de forma tirânica contra seu povo mesmo tendo amplos poderes.
    Stéfane victória

    ResponderExcluir
  20. Chama forma de governo ou sistema politico o conjunto de indtituiçoes politicas por me ioda quais um Estado se organiza fim de exercer o seu poder sobre a sociedade cabe notar que está definição é valida mesmo que o governo seja considerado ilegitimo
    Monarquia,como texto menciona,é governo [de um só]. Sendo que esse um ,pode ser um imperador ,um faraó.
    Já o conceito de tirania aplica-se a governantes cru eis e abusivos que,decidem ter poder de vida e morte sobre seus súditos.

    aluno;Nayure Oliveira França.

    ResponderExcluir
  21. A monarquia é a mais antiga forma de governo ainda em vigor. Nela, o chefe de Estado se mantém no cargo até à sua morte ou à sua abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma de governação recebe o nome de monarca normalmente com o título de Rei ou Rainha e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. A ele, o ofício real de governo, é sobre tudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social. O monarca quase nunca deteve poderes ilimitados, como muitas vezes é pensado. Foi num período muito curto que houve monarquias absolutas e sim as chamadas monarquias tradicionais. Hoje em dia a grande maioria das monarquias são monarquias constitucionais, que lhes dá quase nenhum poder de governação do seu país, que é exercido por um primeiro-ministro.

    A tirania constitui uma forma de atuação indesejada tanto na política quanto em outras relações humanas. Na política, o poder de um governo tirânico pode ser comparado ao absolutismo, despotismo ou ditadura. Esse tipo de governo pode acontecer através de uma revolução ou um golpe de estado ou através de eleições democráticas. O sentido negativo será atribuído quando começar a haver restrições à liberdade de expressão, ameaças aos opositores e outros meios de abuso na tentativa de manter o poder.

    Aluno: Gustavo Henrique f. Coutinho

    ResponderExcluir

  22. Monarquia é um sistema de governo em que o monarca(rei) governa um país como chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho).
    A tirania é um governo autoritário, que não respeita as liberdades individuais, ou no qual os governantes não exercem controle,ou seja é um governo com mão de ferro ,abusa do poder e passar por cima dos direitos daqueles a quemse oprime."

    Aluno:Marcos André

    ResponderExcluir
  23. O governo monárquico,sabemos que e um governo,único e soberano,nisto ele pode alcançar a TIRANIA,de forma autoritária.Porem,levando para uma mudança de estado ou seja um decaimento de governo.
    A tirania e um governo de poucos, cujo o carácter e e valor estão na qualidades.

    Aluno:Lucas de Jesus Souza


    ResponderExcluir

Seguidores