Sociedade, Cultura e Conhecimento

Seja Bem Vindo

Sociedade, Cultura e Conhecimento

sábado, 14 de junho de 2014

Atividade de História - 1º ano do Ensino Médio técnico - Turma "B"

Instituto Federal de Sergipe - IFS

Pólo de Cristinápolis

Atividade de História - 1º ano do Ensino Médio técnico - Turma "B" 2014

 Realizar um comentário sobre o entendimento do texto "Hamurabi". Valor: 2,0

 

Hamurabi

Hamurabi nasceu supostamente por volta de 1810 a.C. e morreu em 1750 a.C., foi o sexto rei da primeira dinastia babilônica dos Amoritas e o fundador do 1º Império Babilônico, unificando amplamente o mundo mesopotâmico, unindo os sumérios e os semitas e conduzindo a Babilônia ao máximo esplendor.
Seu nome permanece diretamente ligado a um dos mais importantes códigos jurídicos da antiguidade: o Código de Hamurabi. Pouco depois de ascender ao trono, o jovem soberano deu início à fusão de semitas e sumérios em uma unidade política e civil, imposta não só pelas armas, mas também pela ação administrativa e pacificadora, desta forma conquistando, através de acordos e guerras, quase toda Mesopotâmia. 

Como legislador consolidou a tradição jurídica, harmonizou os costumes e estendeu o direito e a lei a todos os súditos. Como administrador, cercou a capital com muralhas, restaurou os templos mais importantes e instituiu impostos e tributos em benefício das obras públicas, retificou o leito do rio Eufrates, construiu novos e manteve antigos canais de irrigação e navegação, dando impulso à agricultura e o comércio na planície mesopotâmica. Aos povos conquistados, permitiu o culto da religião local, enquanto reconstruía suas cidades e adornava seus templos. Inseriu a noção de direito e comandou o território sob o seu poder. Foi o autor de um famoso código penal, o mais antigo da história, que leva seu nome. 
O Código de Hamurabi estabelecia regras de vida e de propriedade, estendendo a lei a todos os súditos do império. Seu texto contendo 282 princípios foi reencontrado em Susa (1901-1902), por uma delegação francesa na Pérsia, sob a direção de Jacques de Morgan, sob as ruínas da acrópole de Susa, e transportado para o Museu do Louvre, Paris. Consiste de um monumento em forma de cone talhado em rocha de diorito, em pedra negra de 2,25m de altura, 1,60m de circunferência na parte superior e 1,90m de base. A superfície está coberta por um denso texto que  se dispõem 46 colunas de escrita cuneiforme acádica.
No alto do monumento, Hamurabi recebe de Shamash, deus dos oráculos, as leis da equidade da justiça, dispostas em 46 colunas de 3.600 linhas. Nele estão codificadas as leis de seu tempo, de um reino de cidades unificadas, um agrupamento de disposições casuísticas, de ordem civil, penal e administrativa. Determinava penas para as infrações, baseadas na lei de talião: olho por olho, dente por dente,  sangue por sangue, carne por carne e da ordália (julgamento divino).
Algumas leis que constam no Código de Hamurabi:
“1 – Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então aquele que enganou deve ser condenado à morte,

14 – Se alguém roubar o filho menor de outrem, este alguém deve ser condenado à morte,

21 – Se alguém arrombar uma casa, ele deverá ser condenado à morte na frente do local do arrombamento e ser enterrado,

48 – Se alguém tiver um débito de empréstimo e uma tempestade prostrar os grãos ou a colheita for ruim, ou os grãos não crescerem por falta d’água, naquele ano a pessoa não precisa dar ao seu credor dinheiro algum. Ele deve lavar sua tábua de débito na água e não pagar aluguel naquele ano,

129 – Se a esposa de alguém for surpreendida em flagrante com outro homem, ambos devem ser amarrados e jogados dentro d’ água, mas o marido pode perdoar a sua esposa, assim como o rei perdoa a seus escravos,

138 – Se um homem quiser se separar e sua esposa que lhe deu filhos, ele deve dar a ela a quantia do preço que pagou por ela e o dote que ela trouxe da casa de seu pai, e deixá-la partir,

194 – Se alguém der seu filho para uma ama e a criança morrer nas mãos desta ama, mas a ama, com o desconhecimento do pai e da mãe, cuidar de outra criança, então eles devem acusá-la de estar cuidando de uma outra criança sem o consentimento do pai e da mãe. O castigo desta mulher será ter os seus seios cortados”
Material de apoio Revista História Viva, n.º 50

6 comentários:

  1. Bom o codigo de hamurabi, é um tipo de sacramento cheio de leis, ele estabelece leis como o antigo testamento, sendo também Hamurabi nasceu supostamente por volta de 1810 a.C. e morreu em 1750 a.C. foi o sexto da disnástia Babilônica e o 1º fundador do império babilônico, seu nome estabeleceu resgras juridicas dando fundamentos a leis rudes com muitas penas de morte e de castigamentos,mais por vez o jovem soberano deu inicio a uma fusão de semitas e de sumérios em uma unidade politica e civil de forma ele não só deu leis a todos o seus súditos como também reunificou o leito do rio eufrates, mais de forma estabeleceu no monumento Shamash um tipo de escrita cuneiforme acádica, bom o surgimento deste código Hamurabe fez com que homens e mulheres tivesse o mesmo modo penal de castigamento no império babilônico, dada por leis antigas tem um pouco de semelhança com o antigo testamento, isso unifica um tipo de soberania em toda babilônia por buscar não só manter leis como também ter e ver o comprimento delas.
    Estudantes do 1º ano "B", Alexsandro Silva e Wagner Inácio.

    ResponderExcluir
  2. O código de Hamurabi estabeleceu leis, que surgiram de jovens soberanos , que não fez um dos mais importântes codigos juridicos da antiguidade como fez tambem soberania a fusão dos semitas e sumerios em uma unidade politica e civil, imposta não só pelas armas, mais tambem pela ação administrativa e pacificadora.Isso fez com que o legilador uma tradição juridica. Harmonizou os súditos, ou seja, isso foi um tipo de aprimoridade de estabelecimentoa regras de ruda e de propriedade, essas leis de formas e aplicamentos rudes fez com que o imperio babilonico ficasse restringindo leis com não só com penas comuns como tambem com penas de morte isso nos lembra o antigo testamento ,bom por formas legais depois em um movimento Shamash um tipo de escrita cuneiforme por toda a Mesopotamia.
    Estudantes do 1° Ano "B", Victor Noel e Flavia Ângela.

    ResponderExcluir
  3. Miquéias Stanley
    O texto fala sobre o sexto rei da primeira Dinastia babilónica dos Amoritas e o fundador do I° Império Babilónico, Hamurabi. Hamurabi é um nome permanente e importante pois é ligado a um dos códigos jurídicos da antiguidade: O Código de Hamurabi. Hamurabi nasceu supostamente por volta de 1810 .a. C. E morreu em 1570 a.C.
    Hamurabi após asceder o trono, deu início a fusão de semitas e sumérios em uma unidade política e civil, pela ação administrativa e pacificadora, foi conquistando, quase toda a Mesopotâmia. O Soberano rei fez mudanças na vida de todos os sumitas impondo direito e lei, fora as mudanças nos templos, construção e reconstrução mudanças nas obras públicas e vários outros benefícios na vida de muitos, ou melhor de todos. Comandando com poder o território. Compôs também um famoso Código penal, o mais antigo da história, que leva o seu nome O Código de Hamurabi, que colocava lei a todos
    os súditas, o texto tinha 282 princípios, nele está codificado as leis de seu tempo, ordem civil, penal e administrativa. Olho por olho, dente por dente essa era a base para as penas.
    Aluno: Miquéias Stanley 1° ano B"

    ResponderExcluir
  4. O texto fala sobre o rei hamurabi que foi o sexto da peimeira dinastia babalônica dos amoritas e o primeiro fundador do imperio babilônico, unificando assim o mundo mesapotâmico , unindo-se os súmerios e os semitas.
    O seu nome esta diretamenteligado ligado a um imprtante código jurídicos da antiguidade, chamade o código de hamurabi. Pouco depois de ascender seu trono, o jovem rei deu inicio á de semitas e súmerios, em uma unidade politicis e civil, ímposta não só pela armas, maia também pela administração e pacificas, ou seja, conquistando, através de acordos e guerras.
    O legislador consolidou a tradiçâo, harmonizou os de costumes e estendeu o direito e a lei aos súditos, assim como administrador , restauso-se os templos instalou-se importos e retifirou o leito do rio eufrates, manteve antigos canais de irrigações e navegação, assim deu impluso à agricultura e o comércio na planície.

    O código de hamurabi tinham algumas regras de vida, como por por exemplo: se uma mulher cuida-se de uma outra criança que não fosse a que os pais da criança tinham liberado para cuidar, ela tinham seus seios cortados, essas regras eram muito pesadas e eram seguida pelo seus súditos com rigor . Essas leis tinham muita pena de morte, lá o que mais falava era das leis, que tinham como base a frase olho por olho e dente por dente.

    ALUNAS: JOICE GOIS DE MORAIS E OSCIMÁRIA SANTOS. 1 ano B.

    ResponderExcluir
  5. Hamurabi
    Ele foi uns dos principais Hamurabi.
    O nome dele tem grande importância, pois foi um dos mais importantes códigos jurídicos da antiguidade, foi ele um dos autores mais famosos desse tempo. Nesse texto também relata que esse código de Hamurabi tinha regras sobre suas vidas e propriedades.
    Em seu tempo de legislador tomava a frente e fez consolidações jurídicas trazendo direito e além a todos os súditos. Todas as leis dos códigos de Hamurabi eram bem rígido, pois se alguém matasse uma pessoa ali, quem matou também morreria.
    Hamurabi recebe de Shamash, deus dos oráculos, as leis da equidade da justiça, disposta em 46 colunas de 3600 linhas. É onde estão codificadas as leis de seu tempo, de um reino de cidades unificadas em um agrupamento de disposições casuísticas, de ordem civil, penal e administrativa. Onde eram baseadas na lei de Tálião: Olho por olho, dente por dente, sangue por sangue, carne por carne e da ordália (julgamento divino).
    Algumas leis que constam no código Hamurabi se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então aquele que enganou deve ser condenado à morte.

    Alunas: Maria Luana
    Rosiana
    Jaqueline dos Santos

    ResponderExcluir

Seguidores